Início Sala de Imprensa
sala de imprensa

28/02/2012

Fábrica de São Luiz Gonzaga entra em operação

Camera Agroalimentos No dia 21 de fevereiro a Fábrica de Óleos e Farelos Vegetais de São Luiz Gonzaga iniciou sua produção, cujo processamento de soja chega a 900 toneladas por dia. Ainda em fase de teste, trabalhando com metade da capacidade, a indústria passa a funcionar com 100% de sua capacidade nesta segunda-feira, 27 de fevereiro.

“O início da operação da Fábrica de São Luiz Gonzaga é fruto do trabalho das equipes operacionais que atuaram com sucesso e agilidade nas fases de reforma e manutenção preventiva de uma estrutura que estava parada há praticamente 10 anos, colocando-a em funcionamento após três meses da aquisição pela Camera. Também é resultado da convergência de esforços e do apoio da Divisão Industrial e das Áreas de Projetos, Gestão de Pessoas, Administrativa e Comercial, que através de suas ações criaram as condições para o rápido início da operação dessa nova indústria”, destaca Junior Rosa de Almeida, Gerente Regional.

A fábrica tem o diferencial estratégico de ser multi-óleos, contando com um processo de última geração para processar também girassol e canola. Dispõe de terminal de carga e descarga ferroviário e logística rodoviária em forte sinergia com a rede de armazéns de originação da empresa. Sua situação geográfica beneficia o abastecimento de óleo degomado para a produção de biodiesel da Usina de Biodiesel Orestes Camera, localizada em Ijuí há 110 quilômetros de distância. “Com a possibilidade futura de ativação da planta de extração de óleos de canola e girassol, vem a expectativa de bons negócios, diversificando a produção, incrementando técnicas, rotação, culturas e gerando rentabilidade em épocas alternativas do ano, fugindo da curva de sazonalidade das rendas agrícolas”, fala Junior.

Há oito anos na Camera, Marcos Dias passou de Encarregado de Produção da Fábrica de Alimentos de Santa Rosa para Supervisor de Produção e um dos responsáveis pela nova indústria em São Luiz Gonzaga. Com essa oportunidade, fruto do Plano de Carreira Prosperar, ele mudou-se com a família para a cidade. “Agradeço a oportunidade de crescimento e reconhecimento ao meu trabalho. Espero adquirir novas experiências para cada vez mais contribuir com o crescimento da empresa e também para o meu aprendizado profissional”, conta.

E a oportunidade não veio apenas para Dias, mas também para a comunidade de São Luiz Gonzaga, que vê a Fábrica de Óleos e Farelos Vegetais como um grande empreendimento ao município, o qual ocasionará geração de empregos e aumento do comércio local. “A operação da indústria em São Luiz Gonzaga representa uma nova alternativa de desenvolvimento para o agronegócio da região, melhorando a logística de escoamento de grãos e de suprimento de insumos através da ativação de uma rota permanente com Rio Grande, via exportação de farelo de soja. Além dessa, serão criadas outras diversas rotas para o mercado interno que irão interligar a região com outros polos de produção e consumo, potencializando negócios e gerando possibilidades para toda a cadeia”, completa Junior, Gerente Regional.

O Gerente da Divisão Industrial, Marcelo Landa, conta com a dedicação dos trabalhadores, pois essa é uma nova era no desenvolvimento industrial da região. “Esperamos poder contar com o conhecimento e experiência adquiridos anteriormente por essas pessoas para que a esta nova fábrica se desenvolva e traga bons resultados, especialmente nesse período onde a agricultura sofre com a estiagem, o desempenho industrial é diferencial para a superação desse momento”, relata Landa.

Outras Imagens

Camera Agroalimentos

Camera

  R$/Saca Variação
Soja -- +
Trigo pH 78 -- +
Milho -- +
Arroz 58 -- +

Cotações CBOT

  USD/bu Variação
Soja 14.7625 -23,25
Milho 6.5725 -4,75

Demais Cotações

Dólar 2.0520 +0,0060
Euro 2.6567 +0,0062
Ibovespa -- 0,00
Dow 15.30326 +8,76
Petróleo 93.62 -0,54

Atualizado em: 27/05/2013 às 09:05:10

serviços online